Campanhas Chocantes Anti-Fumo: Vale Tudo Contra o Vício

· Campanhas, Comunicação, Marketing, Saúde
Autores

    Muitas pessoas têm criticado o Ministério da Saúde pela sua decisão de obrigar os fabricantes de cigarro a colocar em suas embalagens fotos chocantes dos males causados pelo tabagismo. Essa prática foi adotada em 2001 e, comprovadamente, alcançou um resultado positivo. Porém, a questão é a seguinte: Independente do fato de esse tipo de campanha ser radical demais ou não, o vício do cigarro é, sem dúvida nenhuma, uma das piores pragas da história da humanidade. Segundo os cálculos da OMS (Organização Mundial da Saúde), existe cerca de 1 bilhão de fumantes no mundo. O problema é tão sério que o tabaco é a segunda maior causa de mortes em todo o planeta, chegando a matar 600 mil pessoas por ano. Os fatores que fazem o cigarro ser tão popular são o seu baixo preço, seu livre comércio e a popularidade de seu uso através de pessoas famosas. A indústria do cigarro fatura por ano 285 bilhões de dólares no mundo inteiro e somente no Brasil, aonde existe 35 milhões de fumantes, quase 5 bilhões de dólares; Esses assassinos estão se enriquecendo coma desgraça alheia! O cigarro é altamente viciante e suas vítimas raramente conseguem se libertar dele. Ele possui cerca de 700 aditivos químicos que atingem não só ao usuário, mas também às pessoas que estão próximas inalando a fumaça. Veja só quais são os componentes dessa verdadeira bomba tóxica:

    Conheça algumas das doenças que o tabagismo pode causar:

  • Câncer de Pulmão: 
    87% das mortes por câncer de pulmão ocorrem entre os fumantes.
  • Doenças Cardíacas:
    os fumantes correm um risco de 70% maior de apresentar doenças cardíacas
  • Câncer de Mama: 
    as mulheres que fumam 40 ou mais cigarros por dia têm uma probabilidade 74% maior de morrer de câncer de mama.
  • Deficiências Auditivas:
    os bebês de mulheres fumantes têm maiores dificuldades em processar sons.
  • Complicações da Diabetes:
    os diabéticos que fumam ou que mascam tabaco correm maior risco de ter graves complicações renais e apresentam retinopatia (distúrbios da retina) de evoluções mais rápidas.
  • Câncer de Cólon:
    dois estudos com mais de 150.000 pessoas mostram uma relação clara entre o fumo e o câncer de cólon.
  • Asma:
    a fumaça pode piorar a asma em crianças
  • Predisposição ao Fumo:
    as filhas de mulheres que fumavam durante a gravidez têm quatro vezes mais probabilidade de fumar também.
  • Leucemia:
    suspeita-se que o fumo cause leucemia mielóide.
  • Contusões em Atividades Físicas:
    segundo um estudo do Exército dos Estados Unidos, os fumantes têm mais probabilidades de sofrer contusões em atividades físicas.
  • Memória:
    doses altas de nicotina podem reduzir a destreza mental em tarefas complexas.
  • Depressão:
    psiquiatras estão investigando evidências de que há uma relação entre o fumo e a depressão profunda, além da esquizofrenia.
  • Suicídio: 
    um estudo feito entre enfermeiras mostrou que a probabilidade de cometer suicídio era duas vezes maior entre as enfermeiras que fumavam.
  • Outros perigos a acrescentar à lista:
    câncer da boca, laringe, gargantas, esôfago, pâncreas, estômago, intestino delgado, bexiga, rins e colo do útero; derrame cerebral, ataque cardíaco, doenças pulmonares crônicas, distúrbios circulares, úlceras pépticas, diabetes, infertilidade, bebês abaixo do peso, osteoporose e infecções dos ouvidos. Pode-se acrescentar ainda o perigo de incêndios, já que o fumo é a principal causa de incêndios em residências, hotéis e hospitais.
    É possível libertar-se desse maldito vício, mas para isso é necessário ter muita força de vontade e encará-lo realmente como uma doença… e uma doença mortal! Em outras palavras: “É preciso ter vontade de viver”. 
    Tanto aqui quanto em vários lugares do mundo estão travadas verdadeiras batalhas contra o tabagismo. Todas as idéias são válidas quanto se trata de salvar vidas. Muitas são criativas e interessantes. Veja algumas delas:




    No Brasil, em alguns lugares é proibido fumar em lugares públicos e os maços de cigarro, mesmo que em meio a alguns protestos, continuam a ser obrigados a exibir chocantes fotos dos males causados pelo cigarro. Estou publicando algumas dessas imagens aqui e tenho o dever de avisar: MUITAS DESSAS IMAGENS SÃO MUITO FORTES. SÓ PROSSIGA VENDO O CONTEÚDO DESSA PÁGINA SE TIVER A CERTEZA DE QUE REALMENTE QUER VÊ-LAS!

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: