Linguagem da Informática

· Dicas, Informática, Pesquisas, Tecnologia
Autores

    Para você que, assim como eu, de vez em quando fica meio perdido com o tipo de linguagem utilizada na informática, preparei aqui uma pequena lista contendo os termos mais comuns (tanto técnicos quanto informais) usados por profissionais, professores, hackers e internautas de uma forma geral. Conforme conseguir mais palavras -assim como faço com todas as demais postagens desse Blog-, as publicarei aqui, inserindo-as na lista abaixo em ordem alfabética. Se quiser pedir ou colaborar, fique a vontade!










Arroba
(@) Em português, quer dizer arroba; em inglês, at (em algum lugar). É sempre usado em endereços de correio eletrônico.


Attachment
Enviar um attachment significa anexar um arquivo a uma mensagem eletrônica e enviá-lo a alguém.


Antivírus
Programa que detecta e elimina vírus de computador.


Backbone
Espinha dorsal das grandes redes de comunicação na Internet. Normalmente são conexões de alta-velocidade que interconectam redes regionais.


Banco de Dados
Conjunto de informações relacionadas entre si, referentes a um mesmo assunto e organizadas de maneira útil, com o propósito de servir de base para que o usuário recupere informações, tire conclusões e tome decisões.


Banner
É um anúncio de propaganda colocado num website (banner em inglês quer dizer estandarte).


Bit
A menor unidade de informação utilizada em  informática. Corresponde a 0 (zero) ou 1 (um), ligado/desligado, presença/ausência, etc.


Bookmark
Tipo de agenda onde você guarda os endereços visitados  naInternet, tornando fácil visitá-los novamente. São chamados de bookmarks/marcadores no Netscape e Favoritos no Internet Explorer.


Bps
Significa bits por segundo. A velocidade do modem é expressa em quantos bits ele pode transferir por segundo. Quanto maior o número de bps, mais rápida é a velocidade do modem.


Browser
Também chamado navegador, é o programa utilizado para visualizar as páginas da WWW. Atualmente, os dois mais conhecidos são o Internet Explorer e o Netscape Navigator.


Byte
É um conjunto de 8 (oito) bits. Um byte é uma unidade que determina uma informação, que pode ser um caractere (letra) ou um código para um desenho  na tela.


Cache
Quando navegamos  na Internet os browsers armazenam as últimas imagens e páginas visitadas no cache, ou seja, guardam na memória. O espaço que a memória cache do browser ocupa no disco rígido do computador pode ser configurado. 


Chat
Em inglês, significa bater papo. Existem programas de chat que permitem fazer conversas em tempo real pelo teclado.


Cookie
São arquivos que contêm informações como nome e preferências dos visitantes de um website. Esta informação é fornecida por cada usuário em sua primeira visita ao site. O servidor registra a informação num arquivo e armazena no disco rígido do visitante. Assim, ao retornarmos ao site, a navegação será mais rápida, pois o servidor já terá a configuração das preferências do visitante. 


Cracker
Para os infomaníacos, o cracker é diferente do hacker porque ele invade os computadores por diversão. O termo também pode designar programas que desbloqueiam senhas e outras travas de softwares pagos (forma de pirataria).


DNS (Domain Name System)
É um sistema hierárquico de base de dados distribuídas que converte um nome de domínio em um endereço IP do computador/servidor Internet de um provedor de acesso e hospedagem de websites.


Domínio
Nome que identifica um computador, departamento, ou organização na rede Internet.


Download
É o ato de copiar (transferir) um arquivo de um site da Internet para o seu próprio computador.


Dial-Up
Conexão feita com outro computador através de uma linha telefônica comum.


DVD
O Digital Versatile Disc (disco digital versátil) tem o aspecto semelhante ao de um CD, mas sua capacidade de armazenamento é de sete a 14 vezes maior.


E-comerce (comércio eletrônico)
É a venda de produtos e serviços através da Internet.


E-mail ou Eletronic Mail (correio eletrônico)
É o sistema para troca de mensagens de texto e arquivos de computador via Internet.


Emoticons
Emoticons (emotions+icons) são caracteres usados para simbolizar sentimentos e estados de humor em comunicações pela Internet. Alguns exemplos: [] (abraço), :* (beijo), :-(o) (com sono, bocejando),🙂 (alegre).


Fake
Falso (em inglês).


FAQ
Abreviação para Frequently Asked Questions (questões freqüentemente perguntadas). Arquivo de perguntas e respostas básicas sobre determinado assunto. 


Firewall
Um sistema de segurança cujo principal objetivo é filtrar o acesso a uma rede.


Fórum
Espaço para deixar mensagens sobre um assunto. A palavra fórum pode ser aplicada tanto para grupos de discussão da Usenet, como para listas de distribuição.


Freeware
São programas de computador de domínio público, ou seja, são gratuitos e poder ser usados à vontade.


FTP (File Transfer Protocol)
Significa protocolo de transferência de arquivos pela Internet. É o método padrão de enviar arquivos entre computadores pela Internet.


Gateway
Um computador que conecta uma rede a outra quando as duas redes utilizam protocolos diferentes.


GIF (Graphics Interchange Formal)
É um padrão gráfico que permite salvar imagens em tamanho reduzido. É um formato de arquivo de imagem comumente usado em páginas HTML. 


Hacker
Fanático por computação especializado em desvendar códigos de acesso a computadores. Equivale a pirata de computador. Os maníacos por informática classificam o hacker como o que invade os sites para tirar proveito próprio, como roubar informações, por exemplo.


Hiperlink
Nome que se dá às imagens ou palavras que dão acesso a outros conteúdos em um documento hipertexto. O hiperlink pode levar a outra parte do mesmo documento ou a outros documentos. Também é usada a palavra link.


Home Page
É a página principal de um Web site. Normalmente a página serve como um índice para o conteúdo restante do site. 


Host
Computador ligado permanentemente à rede, que, entre outras coisas, armazena arquivos e permite o acesso de usuários. Também chamado de nó. Computador principal de um sistema de computadores ou terminais. Computador hospedeiro.


HTML
Hypertext Markup Language (linguagem de marcação de hipertexto). Linguagem de formatação de textos e imagens, utilizada para apresentar os documentos publicados  na WWW (World Wide Web).


HTTP
Hypertext Transfer Protocol (protocolo de transferência de hipertexto). Protocolo que controla o envio de uma página em HTML de um servidor para um cliente.


Internet
Rede mundial de computadores que interliga outras redes menores em vários países. É uma rede de redes que se comunicam através do protocolo TCP/IP.


IP ( Internet Protocol
É o protocolo da Internet, usado para identificar, localizar e estabelecer conexão entre computadores ligados à Internet.


JPEG  
Sigla para Joint Photographic Experts Group, o nome original do comitê que escreveu o padrão desse formato de compressão de imagens. JPEG foi criado para comprimir imagens tiradas do mundo real. Funciona bem com fotos e desenhos naturalísticos, mas não é tão eficiente com desenhos de letras, linhas e cartoons.


LAN (Local Area Network)
Sigla para rede local, a rede de computadores à qual sua máquina está conectada.



Link
Programadores e usuários de Internet já usam a versão aportuguesada “lincar” para indicar a vinculação de objetos por hiperlink.


Modem
Equipamento acoplado ao computador para permitir a ligação com a linha telefônica. O modem transforma os sinais emitidos pelo computador em sinais que podem ser transmitidos pela linha telefônica e vice versa. A velocidade do modem é medida em bits por segundo (bps).


Multimídia
O termo multimídia é utilizado para definir um documento de computador composto de elementos de várias mídias, como áudio, vídeo, ilustrações e texto. Também é importante que esses documentos sejam interativos, ou seja, que permitam a participação do usuário. Para ser mais preciso, utiliza-se também o termo multimídia interativa.



Navegador
Programa utilizado para navegar na Web. Permite utilizar praticamente todos os recursos da rede, como correio eletrônico, transferência de arquivos e acesso a grupos de discussão.



Net
Em inglês, rede. O termo é utilizado como sinônimo para Internet.



Newbies
Como são chamados os usuários recém-chegados à rede, principalmente quando cometem erros básicos como enviar uma mensagem pessoal para um grupo de discussão.



On line
Termo utilizado para designar todo o tipo de transação entre computadores.



Pixel
Nome dado para picture element (elemento de imagem). É a menor área retangular de uma imagem. Cada pixel é uma cor diferente. Com essa combinação de cores, é possível mostrar qualquer cor. No entanto, a capacidade de mostrar todas as combinações de cores possíveis vai depender da qualidade e da configuração do monitor do usuário.



Plug-in
Pequeno arquivo acoplado a um programa, acrescentando-lhe mais funções.



Portal
Site que funciona como porta de entrada à Internet, oferecendo desde serviços como e-mail e bate-papo até links para sites de conteúdos diversos.



Protocolo
Um conjunto de regras padronizado que especifica o formato, a sincronização, o seqüenciamento e a verificação de erros em comunicação de dados. Dois computadores devem utilizar o mesmo protocolo para poderem trocar informações. O protocolo básico utilizado na Internet é o TCP/IP.



Provedor de acesso
Varejista de conectividade à Internet. Ligado a um provedor de backbone, revende conexão à Internet aos usuários finais.



Roteador
Dispositivo responsável pelo encaminhamento de pacotes de comunicação em uma rede ou entre redes.



Servidor
No modelo cliente-servidor, é o programa responsável pelo atendimento a determinado serviço solicitado por um cliente. Todos os serviços da Internet, como archie, gopher, WAIS e WWW funcionam no modelo cliente-servidor. Para utilizar um desses serviços, o usuário precisa usar um programa cliente para acessar o servidor. Referindo-se a equipamento, o servidor é um sistema que oferece recursos tais como armazenamento de dados, impressão e acesso dial-up para usuários de uma rede.



Shareware
Software que pode ser experimentado antes da compra. Alguns shareware funcionam somente durante um período determinado de avaliação, outros apenas mostram mensagens periodicamente lembrando o usuário que não se trata de um produto gratuito. Os autores de shareware normalmente pedem pagamentos simbólicos pelo software.



Site
Uma espécie de “casa” virtual de uma pessoa, empresa ou instituição. É um grupo de documentos HTML relacionados e arquivos associados que residem em um servidor (no caso, computador hospedeiro). A maioria dos sites tem uma home page como ponto inicial, funcionando frequentemente como uma espécie de índice geral do site.



URL (Uniform Resource Location)
Padrão de endereçamento da Web. Permite que cada arquivo na Internet tenha um endereço próprio, que consiste de seu nome, diretório, máquina onde está armazenado e protocolo pelo qual deve ser transmitido. Por isso se diz que cada página da rede tem sua própria URL. Um exemplo de URL é 
http://polemicasecuriosidades.blogspot.com



Web (World Wide Web ou WWW)
Área da Internet que contém documentos em formato de hipermídia, uma combinação de hipertexto com multimídia. Os documentos hipermídia da WWW são chamados de páginas de Web e podem conter texto, imagens e arquivos de áudio e vídeo, além de ligações com outros documentos na rede. A característica multimídia da Web tornou-a a porção mais importante da Internet.



ZIP
[1] Compactador de arquivos, que mudou de nome para WinZIP depois do lançamento do Windows 95. [2] Extensão de arquivos compactados pelo WinZIP.



Zipar
Compactar arquivo de dados, para que possa ser mais facilmente transmitido pela Internet ou gravado em disquete ou outra mídia. A palavra vem da extensão .zip, de um dos programas de compactação mais usados.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: